terça-feira, setembro 22, 2020
BlumpaDestaqueDiaristasDicas de Faxina

Especial – Como limpar uma estante em pouco tempo

Fazer a limpeza de uma estante (enorme e cheia de objetos!) pode ser uma tarefa mais fácil do que parece. A limpeza mais básica pode ser feita uma vez por semana, tá? Agora, uma vez por mês, você precisa ter um cuidado a mais com ela. Mas é simples. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para facilitar o seu dia-dia nesse vídeo especial do Dicas de Faxina. A profissional Damiana Alves, parceira do Blumpa Diaristas, compartilha com a gente a sua experiência. Confira!

E aí, conseguiu anotar as dicas? Não? Sem problemas, a gente preparou um resuminho de tudo o que ela compartilhou no vídeo:

1. Evite alguns produtos

Em primeiro lugar, se sua estante for de madeira ou MDF, evite usar produtos específicos. Antes de tudo, use uma flanela macia para retirar o excesso de pó e sujeita. Em seguida, use um pano úmido para completar a limpeza.

2. Se organize na limpeza

A dica é começar sempre da parte de cima. Se você for uma profissional da limpeza, não se esqueça de colocar os objetos sempre no mesmo local. Ah, não precisa tirar tudo e depois fazer a limpeza: divida a tarefa em etapas. Passe também um pano seco antes de voltar tudo ao local de origem.

Extra: e se tiver um vaso na estante?

Por fim, se tiver algum vaso, não molhe a planta sem autorização. Com um pano úmido, retire cuidadosamente a poeira das folhas.

Confira algumas outras dicas de como organizar e limpar estantes de livros:

  • Antes de começar a limpeza, escolha um local para colocar a pilha de livros “sujos” e higienizados, de forma que não se misturem. Além disso, deixe o ambiente arejado;
  • Remova todos os livros fechados um por um da prateleira, de cima para baixo, e coloque-os em cima de um lençol no chão, por exemplo;
  • Limpe todas as lombadas com um pincel macio, deslocando os livros limpos para uma nova pilha;
  • Passe um pano macio úmido nas capas dos exemplares e, em seguida, um pano seco para finalizar;
  • Folheie os livros algumas vezes para que as páginas “respirem” e descolar as grudadas pelo tempo;
  • Espere os exemplares secarem antes de devolvê-los para a estante.

Para limpar a estante…

  • Comece pelas prateleiras superiores e vá descendo;
  • Utilize um pano úmido com multiuso e finalize com um pano seco.
  • Não esqueça de limpar debaixo da estante e o “teto”, caso guarde os livros em um nicho;
  • Certifique-se de que as prateleiras secaram antes de devolver os livros na estante, para não correr o risco de manchá-los.

Para organizar…

  • Primeiro, faça uma seleção do que continuará na estante e o que será doado;
  • Depois, escolha um critério de organização: gênero, tamanho, autor, cor…
  • Monte as pilhas de acordo com o critério e coloque os livros na estante, posicionando-os perfeitamente na vertical para que não fiquem deformados;
  • Finalize a organização colocando um sachê antimofo.

Para manter os livros organizados e livres de ácaros e bactérias, execute esse passo a passo a cada 15 dias.

Viu como é fácil? Mesmo com esses cuidados, é preciso realizar uma faxina completa com certa periodicidade. Sem problemas: a Blumpa resolve isso! Temos diaristas à disposição  que deixarão seu lar limpo e organizado. E o melhor é que você pode agendar o serviço de onde estiver!

Encontre as melhores diaristas de sua região com preço amigo! Acesse o site ou baixe nosso aplicativo para Android e ios.

Qualidade e experiência comprovadas: mais de 75 mil faxinas realizadas somente na cidade de SP.

Leia também:

Comentários

Leave a Response